undefined
arrow_drop_down
arrow_drop_down
Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.

Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.

Quando Deus disse em Gênesis 1, no versículo 26: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança...", claramente ele estava expondo  Seu caráter e Suas virtudes na criação do homem. Através disso temos  a certeza que Deus nos conhece total e profundamente, porque Ele é Onisciente, Onipresente e Onipotente. Quando fomos criados à imagem e semelhança do Senhor, recebemos Dele o Seu caráter, Suas virtudes, à exemplos o amor, a misericórdia e a fidelidade.
    Em João 3, versículo 16, está escrito: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna." O Amor do Senhor é incondicional, a ponto Dele deixar morrer seu único filho. Nós humanos, por isso, somos capazes de exercer um amor incondicional. Vemos um bom exemplo disso em Gênesis 22, quando Deus pede que Abraão sacrifique seu filho tão amado, Isaque. Vemos que Abraão prontamente obedeceu o Senhor e levou o seu filho para um monte na região de Moriá e ali montou uma altar de sacrifício. Quando Isaque estava pronto para ser sacrificado, do alto, o Anjo do Senhor, reconhecendo a obediência e o amor incondicional de Abraão, bradou no versículo 12: "Não toque no rapaz" e continuando, disse: "Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.O amor de Abraão foi incondicional e Deus reconheceu nossa capacidade de amá-lO da mesma forma.
    Ainda em Gênesis, continuando a criação, a vida e a história do homem, vemos a misericórdia como outra virtude do Pai também deixada em nós. Ao comer o fruto da árvore proibida, Adão, que era um ser espiritual, pecou contra o Senhor. Abriram-se os olhos carnais e, dentre tantas outras coisas, ele percebeu primeiro que estava nu. Quando Deus foi encontrá-lo, Adão se escondeu para que o Senhor não visse a sua nudez. Ali, Deus lhe anunciou a consequência do pecado e o que viria no porvir. Mesmo diante da desobediência de Adão, com amor e misericórdia lhe confeccionou roupas, fechou a porta do paraíso às costas dele, mas lhe abriu um horizonte de muitas riquezas e possibilidades.
    No livro do Gênesis, a partir do capítulo 37, você verá a história de um grande exemplo de misericórdia semelhante à do Senhor. José, filho da velhice de Jacó com Raquel, cresceu obediente à Deus e a seu pai. Seus irmãos mais velhos não detinham a mesma conduta e viviam tratando-lhe muito mal. Tinham inveja de José por ser tão abençoado por Deus e amado por seu pai. Eles então o amarraram e lançaram-no em um poço, deixaram-no lá, depois venderam-no como escravo e mentiram para Jacó, dizendo que José havia morrido. Resumindo a história maravilhosa de sua vida, por causa da bênção de Deus e de sua inteligência e sabedoria, José tornou-se governador do Egito e abençoou as vidas de seu pai e de seus irmãos pobres e trabalhadores com riquezas e fartura de alimentos. Vemos claramente que o ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, é capaz de amar, ter misericórdia e ser fiel, dentre tantas outras virtudes que Deus deixou nele quando o criou.
    Infelizmente, por causa do pecado, o ser humano possui inúmeros defeitos. Dentre eles, vaidade, autossuficiência, prepotência e outros mais. Coisas que desenvolvemos quando estamos longes da retidão e da austeridade do Senhor. Diante disto, eu gostaria de dizer-lhe que você pode escolher ser alguém que carrega a identidade do Senhor ou não; você pode neste exato momento escolher ser alguém melhor, parecido com Jesus. Nossa igreja carrega um slogan neste sentido: "Uma Igreja semelhante a Jesus." Tenha o caráter, o amor, a misericórdia e a fidelidade do Senhor e você será visto como vencedor, como vencedora.
    Chame Jesus para entrar em sua vida e Ele fará uma transformação completa, e então você e todas as pessoas que lhe rodeia verão o quanto é bom sentir as virtudes que Deus deixou em cada um de nós!
Que Deus o abençoe rica e prosperamente!


Pastor Simei Levi